segunda-feira, 13 de dezembro de 2010
Ateus defendem NÃO-crença em campanha!
A partir da próxima segunda-feira, 13 de dezembro, cinco ônibus que circulam na cidade de Salvador e outros dez ônibus que circulam em Porto Alegre certamente chamarão a atenção das pessoas nos locais pelos quais passarem. Esses veículos foram escolhidos para estampar a primeira campanha publicitária aberta feita pela Associação Brasileira dos Ateus e Agnósticos (Atea), que irá sugerir ao público que questione suas crenças e sua religiosidade.
Segundo a entidade, a campanha não tem o objetivo de provocar uma descrença em massa, mas sim de lutar pela igualdade de opinião e pela aceitação na sociedade daqueles que não creem em uma entidade superior. Em um texto publicado na página oficial da associação, a entidade declara que a voz dos ateus precisa ser ouvida para o pleno desenvolvimento de um estado laico e sem preconceitos.
A ação de publicidade foi construída totalmente por ajuda voluntária. Os associados da Atea foram convidados a contribuir com qualquer quantia financeira – desde que o valor fosse terminado em 1 (como R$ 11, R$ 21, R$ 31, por exemplo). Todas essas doações foram destinadas a encomenda e preparação das peças publicitárias nos ônibus. A página na internet da associação continua arrecadando doações.
O conceito dos anúncios e a criação da identidade visual da campanha foi assinada pela agência Elefantte, localizada na cidade de Montes Claros, em Minas Gerais. Ao todo, foram criadas quatro peças, com frases que questionam a relação entre crença religiosa e bom caráter, por exemplo.
Em uma delas, a agência colocou lado a lado Charles Chaplin e Adolf Hitler. Logo abaixo da foto do artista, aparece a frase “Não acredita em Deus”, enquanto na imagem do líder nazista está a frase “Acredita em Deus”, na tentativa de mostrar que nem sempre a religião molda a índole dos seres humanos. As outras peças trazem frases como “Somos todos ateus com os deuses dos outros”, “A fé não dá respostas. Só impede perguntas” e “Se Deus existe, tudo é permitido”.
De acordo com Daniel Sottomaior, representante da Atea, a ideia é expandir a campanha para outras cidades, mas isso só será possível se a entidade conseguir captar mais doações.
No site oficial, a Atea conta que a ideia inicial era veicular a campanha no metrô de São Paulo, para aproveitar a grande visibilidade do meio de transporte. A iniciativa, porém, teria sido recusada pela empresa que opera a comercialização de publicidade no metrô paulistano sob a justificativa de que as regras impedem a veiculação de assuntos polêmicos e de temas de cunho religioso.
Campanha Global
A iniciativa da Atea segue o exemplo de outras entidades de ateus e agnósticos em outros países. Uma primeira campanha do gênero foi lançada no Reino Unido, em 2009, assinada pela British Humanist Association, que conseguiu espalhar, em 800 ônibus e também nos metrôs do País, um cartaz com a "Deus provavelmente não existe. Agora pare de se preocupar e viva sua vida."
Fonte: M&M Online / Bárbara Sacchitiello
10 de Dezembro de 2010
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